Você sabe por onde começar a pesquisa de palavras-chave? Primeiramente você deve saber que há uma grande diferença na pesquisa de palavras-chave entre sites novos e já existentes.
Site existentes possibilitam uma análise dos dados direcionais, enquanto sites que são novos precisam um esforço muito maior levantamento desde brainstorms até pesquisa baseado em competidores.
Falando assim não parece tanta diferença, então vamos começar falando da pesquisa de palavras-chave para sites existentes.

Iniciando a pesquisa de palavras-chave para sites existentes

Quando estamos fazendo o levantamento de palavras chave devemos considerar os fragmentos de informações que essa opção tem para oferecer, tais como:
Dados do Analytics
Considerando que a empresa use o Analytics, você pode usar essa opção e olhar o histórico do último ano ou do tempo que você a empresa vem utilizando essa ferramenta, para visualizar quais termos geraram 1) maior volume de trafego e, 2) o tráfego mais valioso – visitas que geraram conversão.
Dados de ranking
Através de ferramentas como Semrush, você ver estatísticas das palavras-chave, como 1) histórico de ranqueamento e 2) o ranqueamento atual para identificação de oportunidades.

Imagem Semrush

 

Dados contextuais

Verificar como o Google contextualize seu website. A maneira mais fácil é rápida de fazer isso é através do Planejador de Palavras-chave.

https://adwords.google.com.br/KeywordPlanner

Planejar palavras-chave

 

Digite o site no campo página de destino:

Ferramenta do google

 

 

E por fim, mas não menos importante, clique na opção de palavras-chave e ative a opção “Mostrar somente ideias intimamente relacionadas a meus termos de pesquisa”

Ideias relacionadas as palavras-chave

Isso vai te mostrar como o Google esta contextualizando seu website, ou seja, mostrar as palavras-chave com base no conteúdo do seu site.

Isso te dará uma lista de ideias para você trabalhar em sua estratégia.

Pesquisar palavras-chave para sites novos ou recentes

Fazer o levantamento de palavras-chave para sites novos é bem diferente, pois você não tem esses dados a sua disposição com tanta facilidade. Nesse ponto você não sabe exatamente os termos importantes para o negócio, tudo o que você tem até aqui é uma noção das palavras com base em sua própria experiência.

Use o Semrush para pesquisar seus competidores

Veja as palavras-chave que seus competidores estão usando para ter uma ideia dos principais termos que pode considerar para montar sua estratégia.

Você deve estar se perguntando como poderá competir com empresas que estão no mercado por um zigalhão de anos? Isso pode ser bem difícil se elas forem grandes e bem estabelecidas.

Mas não desista, ainda assim existem bastante oportunidades para serem explorada.

Utilize o Planejador de Palavras-chave do Google

Essa ferramenta é maravilhosa para te dar ideias de termos e mostrar o volume de pesquisa mensal por palavra. Uma boa técnica é utilizar o Planejador de Palavras-Chave em fontes não tradicionais como fóruns, painéis do Pinterest e outras fontes para analisar o conteúdo gerado pelos usuários.

O truque é começar

Com base nas ideias geradas até agora, já conseguimos evoluir com um brainstorm e criar uma lista grande de palavras que podemos usar.

Lembre-se de olhar principalmente o título dos seus competidores para não ter que fazer retrabalho de pensando no que já foi pensando – basicamente reinventar a roda.

Junte seus dados de pesquisa

Agora que você tem uma lista de palavras-chave vamos usar a mesma ferramenta (Planejador de palavras-chave) para verificar para nossos concorrentes. Sim isso é possível!

Clique em “Procurar palavras-chave usando uma frase, um website ou um categoria”.

Digite a URL no campo “Sua página de destino”

Ativer a opção “Mostrar somente ideias intimamente relacionadas a meus termos de pesquisa”

E Clique em “obter ideias”

Na próxima tela exporte as palavras para CSV. Você precisará desses dados.

Bom trabalho

Isso é tudo por hoje, no próximo post mostraremos como usar os dados extraídos para gerar oportunidades.

Até lá você pode ir praticando, pesquisando diversos termos e concorrentes para ficar bem afiado.

Abraço